Até 30 de Junho consigne 0,5% do seu IRS/IVA à AAA- NIF 505850117

História

Desde 2001 a ajudar a criar histórias com final feliz.

Em Junho de 2001, um grupo de 21 pessoas reuniu-se num jantar de reflexão. Todos partilhavam as mesmas preocupações e o mesmo desejo: reunir experiências, conhecimentos e disponibilidades para ajudar os sem-abrigo e famílias carenciadas.

Decidiram, então, criar um grupo de trabalho que pudesse apontar propostas, no sentido de criar uma ajuda coordenada e de reunir ainda mais pessoas em sintonia com estas preocupações e objetivos.

O grupo inicia as suas atividades com um fundo de maneio de 800 escudos – o remanescente da despesa efetuada com o jantar.

Este conjunto de pessoas reúne-se de novo, desta vez numa associação amiga que disponibilizou as suas instalações. Nesta reunião é eleito o grupo que irá coordenar os trabalhos durante seis meses.

O projecto de trabalho é batizado com o nome Associação Auxílio e Amizade, instituição sem fins lucrativos, que terá como prioridade o auxílio a pessoas sem abrigo, famílias, idosos e acamados nos seus lares.

É escolhida a zona envolvente entre as Freguesias do Castelo, S. Vicente de Fora, S. Miguel, Santo Estêvão, Santiago e Sé.

Foi também decidido contactar com os executivos autárquicos destas freguesias, dando a conhecer o projecto e indagando sobre possíveis apoios por parte das referidas autarquias.

Poucos meses mais tarde, é enviada a apresentação do projecto para a Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Segurança Social, entre outras instituições. O referido projecto foi por todos aprovado.

Ainda em 2001, realiza-se a Assembleia de Constituição da Associação com a presença de 56 fundadores.

Depois de efetuados todos os procedimentos legais, dá-se a tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais da Associação a 4 de Janeiro de 2004.

Com o tempo, a Associação tem vindo a crescer e a alargar a sua acção a um maior número de famílias, deparando-se com situações que requerem uma intervenção mais qualificada, nomeadamente em formação e ajuda psicológica. As nossas atividades têm como base o regime de voluntariado e serviços gratuitos.

A nossa sede funciona num espaço de outra instituição, com a qual estabelecemos um acordo de comodato. Devido ao nosso crescimento, tornou-se necessário encontrar um espaço mais alargado e, por isso, dispomos de um armazém, onde se desenvolvem parte das nossas atividades.

A Associação Auxílio e Amizade é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social – sem fins lucrativos, constituída em escritura notarial a 18/12/2001.

Contacte-nos