Projeto HIT
De Outubro de 2016 a Novembro de 2017, a Associação foi co-promotora do Projeto HIT – Humanizar, Intervir, Transformar – em conjunto com o Clube Intercultural Europeu, no âmbito do Programa BIP/ZIP 2016 da Câmara Municipal de Lisboa, como resultado do trabalho de parceria entre as várias entidades que constituem a REDE EFE – Educação, Formação e Emprego (Beato, Areeiro), tais como Junta de Freguesia do Beato, Fundação Aga Khan, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Programa K’Cidade, UPAJE – União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa, CDI Portugal, Agrupamento de Escolas das Olaias, Escola Artística António Arroio, Associação de Moradores “Viver Melhor no Beato”.
Este projeto decorreu nas Olaias, no bairro Carlos Botelho), envolvendo atividades com cerca de 262 jovens até aos 35 anos.
- aulas de línguas (inglês, espanhol, italiano e francês).
- aulas de dança e teatro;
- CDI Comunidade, da qual resultou uma música para sensibilização contra o bullying.
- atendimento e resposta às necessidades individuais dos jovens, com encaminhamento formativo e ajuda à procura de emprego.
- promoção de 3 intercâmbios no âmbito do Erasmus+, dois em Espanha e um em Portugal.
- criação, desenvolvimento e implementação de 5 projetos de Intervenção Comunitária no território (“Pai, Mãe, Falamos?”; “Uma Aventura em Busca de um Rumo”; “Find Our Spot”; “Estação Re-Criativa”; “Rádio Multi” – a Associação continuou ao longo de 2018 a apoiar o desenvolvimento da Rádio Multi na Escola das Olaias).
- concretização de um programa de Férias de Verão, durante 3 semanas, destinado a crianças do bairro.
- 15 jovens completaram o Curso de Animadores de Campos de Férias, certificado pela UPAJE.
- 13 jovens participaram no Curso de Líderes e Animadores Locais.
- realização de workshops (Autoconhecimento, Auto-Estima, Emoções Básicas e Gestão de Conflitos, Técnicas de Procura de Emprego, Realização de CV e Carta de Apresentação, Construção de Projeto de Vida) tanto na EB 2/3 das Olaias como na “Semana da Empregabilidade” – iniciativa criada também no âmbito do projeto.
- 17 jovens participaram em visitas de estudo a 8 empresas para possibilitar um contacto real dos jovens com a realidade profissional.